Do GUI aos ambientes imersivos

Graphic User Interface

Image result for graphical user interface
Origem: http://www.conceptdraw.com/How-To-Guide/graphical-user-interface-examples
Em informática, interface gráfica do utilizador (abreviadamente, GUI, ou seja, Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais por meio de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais.
A interação é feita geralmente com um rato ou um teclado, com os quais o utilizador é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a atingir um fim. Para além disso, o ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador por meio de representações visuais do sistema operacional.

Ambientes Imersivos
Ambiente imersivo é o nome dado ao conjunto de tecnologias para gerar uma sensação de imersão ao se usar um software de realidade virtual. A sensação é aquela que o utilizador sente ao incluir-se num ambiente virtual. Esta obtém-se quando o sistema consegue estimular o utilizador através dos sentidos. 
Estes ambientes obtém-se a partir de:
  • Capacetes de visualização
  • Luvas de dados
  • Auscultadores
  • Projeção 3D


Evolução da relação "Homem-Máquina"

Origem: https://blog.unipe.br
Ao longo dos anos, a relação Homem-Máquina tem mudado drasticamente. Inicialmente, a máquina apresentou-se-nos como um meio para fazer tarefas de grande exigência física ou trabalho repetitivo e/ou demorado. Atualmente, para além de completar esse tipo de trabalho por nós, a tecnologia tornou-se também numa indústria de entretenimento, em grande parte. Este novo comportamento traz consigo profundas transformações na forma como nos relacionamos.

Não só interajimos com as máquinas, mas interajimos também através delas. Foram criadas novas regras sociais à volta das novas tecnologias e existe agora toda uma nova dinâmica social associada à Máquina. As marcas viram nesta situação uma possibilidade, que quase se assemelhou a uma obrigação, de explorar esta nova situação.

Um exemplo bem sucedido de uma interação foi a ação “Hands from Above”, por parte do Conselho Municipal de Liverpool. Um enorme painel instalado numa praça da cidade mostrava a meteorologia em tempo real. De vez em quando, uma grande mão aparecia no vídeo e interagia com as pessoas que passavam por ali. A mão fazia-lhes “cócegas” ou simulava um "rapto". “tirando-as” da praça, lançando-as para algum lugar desconhecido. Foi um sucesso! As reações e interações foram cómicas.

Origem: http://conceptodefinicion.de/tecnologia/

Contudo, para este tipo de interações serem bem sucedidas, é necessário que se cumpram alguns parâmetros. O primeiro deles é a confiança. É imperativo que o público-alvo se sinta confortável nas suas interações com a tecnologia, e que sinta que pode de facto confiar nela, que não será ridicularizado ou posto em risco. O segundo fator a ter em conta é a adequação. A tecnologia deve adequar aos contextos cultural e social em que é inserida, de modo a ser aceite pelo público. Ao mesmo tempo, deve haver um certo fator surpresa. Muitas vezes, os grandes avanços tecnológicos são bem sucessidos exatamente porque são um tanto ou quanto surpreendentes e demonstram inteligência por parte dos criadores.

Graças à Máquina, a realidade torna-se cada vez mais semelhante à ficção científica. Cada vez mais o que fazemos no nosso computador, à secretária, aproxima-se do que podemos fazer no nosso dia-a-dia, na nossa vida exterior diária. O comportamento humano pede novas respostas. De que forma podemos suprir essa nova necessidade?

Os Ambientes Gráficos Atuais

Origem: https://solucoesinterativas.weebly.com/os-ambientes-graacuteficos-atuais.html
Os ambientes gráficos actuais apresentam boa qualidade, necessitando por isso de computadores e periféricos com mais capacidades. Transmitem mais facilmente ao utilizador a sensação de realidade e permitem uma análise mais correcta e cuidada da informação.

Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados:
1. Rendering: processo de geração de um modelo 2D ou 3D por meios de programação computarizada. Para se obter um rendering adequado é necessário definir correctamente a iluminação do ambiente e a posição relativa dos objectos no mundo virtual.
2. Mapeamento

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenho de Soluções Interativas