Do GUI aos ambientes imersivos
Graphic User Interface
Origem: http://www.conceptdraw.com/How-To-Guide/graphical-user-interface-examples |
Em informática, interface gráfica do utilizador (abreviadamente, GUI, ou seja, Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais por meio de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais.
A interação é feita geralmente com um rato ou um teclado, com os quais o utilizador é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a atingir um fim. Para além disso, o ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador por meio de representações visuais do sistema operacional.
Ambientes Imersivos
Ambiente imersivo é o nome dado ao conjunto de tecnologias para gerar uma sensação de imersão ao se usar um software de realidade virtual. A sensação é aquela que o utilizador sente ao incluir-se num ambiente virtual. Esta obtém-se quando o sistema consegue estimular o utilizador através dos sentidos.
Estes ambientes obtém-se a partir de:
- Capacetes de visualização
- Luvas de dados
- Auscultadores
- Projeção 3D
Evolução da relação "Homem-Máquina"
Origem: https://blog.unipe.br |
Não só interajimos com as máquinas, mas interajimos também através delas. Foram criadas novas regras sociais à volta das novas tecnologias e existe agora toda uma nova dinâmica social associada à Máquina. As marcas viram nesta situação uma possibilidade, que quase se assemelhou a uma obrigação, de explorar esta nova situação.
Um exemplo bem sucedido de uma interação foi a ação “Hands from Above”, por parte do Conselho Municipal de Liverpool. Um enorme painel instalado numa praça da cidade mostrava a meteorologia em tempo real. De vez em quando, uma grande mão aparecia no vídeo e interagia com as pessoas que passavam por ali. A mão fazia-lhes “cócegas” ou simulava um "rapto". “tirando-as” da praça, lançando-as para algum lugar desconhecido. Foi um sucesso! As reações e interações foram cómicas.
Origem: http://conceptodefinicion.de/tecnologia/ |
Graças à Máquina, a realidade torna-se cada vez mais semelhante à ficção científica. Cada vez mais o que fazemos no nosso computador, à secretária, aproxima-se do que podemos fazer no nosso dia-a-dia, na nossa vida exterior diária. O comportamento humano pede novas respostas. De que forma podemos suprir essa nova necessidade?
Os Ambientes Gráficos Atuais
Origem: https://solucoesinterativas.weebly.com/os-ambientes-graacuteficos-atuais.html |
Os ambientes gráficos actuais apresentam boa qualidade, necessitando por isso de computadores e periféricos com mais capacidades. Transmitem mais facilmente ao utilizador a sensação de realidade e permitem uma análise mais correcta e cuidada da informação.
Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados:
Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados:
1. Rendering: processo de geração de um modelo 2D ou 3D por meios de programação computarizada. Para se obter um rendering adequado é necessário definir correctamente a iluminação do ambiente e a posição relativa dos objectos no mundo virtual.
2. Mapeamento
Comentários
Enviar um comentário