Interatividade
A interatividade pode ser definida como a influência mútua entre homem e máquina, numa situação em que a máquina funciona como estímulo do homem. Esta interatividade origina da relação de cooperação e colaboração que pode ocorrer direta ou indiretamente.
A interatividade está também relacionada com o sensacionismo. Os níveis de interação dependem diretamente do grau de sensação despertada no utilizador.
Ação Sensorial
Ação sensorial é o termo referente à ação dos sentidos. A ação sensorial desempenha um papel de enorme importância no que toca a interatividade, pois esta última depende diretamente de sentidos como a visão, a audição e o tato, de modo a criar um ambiente virtual mais realista e dinâmico para o utilizador.
Origem: https://avblog.biz/2016/08/17/4-vantagens-do-uso-da-interatividade-na-capacitacao/ |
Níveis e tipos de interatividade
Os três níveis de interatividade podem ser classificados como elevado, médio e baixo.
Quanto ao primeiro, pode verificar-se quando o utilizador se encontra imerso num ambiente virtual. normalmento conseguido através de simuladores, o nível elevado de interatividade permite estimular ao máximo os sentidos do utilizador.
No que toca ao nível de interação média, existe um controlo limitado por parte do utilizador quanto à manipulação e influência do ambiente e da experiência virtual. Isto resulta numa estimulação apenas em parte dos sentidos do indivíduo, ou na estimulação de apenas alguns sentidos em detrimento de outros. Um exemplo deste nível de interatividade são os jogos.
Finalmente, o nível de interação baixa é aquele em que o utilizador não está integrado de maneira alguma no ambiente virtual e o único sentido a ser utilizado é a visão.
Comentários
Enviar um comentário